BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











segunda-feira, 3 de junho de 2013

O que está acontecendo em Istambul? Para meus amigos que moram fora da Turquia:

O que está acontecendo em Istambul?
01/06/2013 por Sumandef


Para meus amigos que moram fora da Turquia:

Estou escrevendo para que vocês saibam o que está acontecendo em Istambul nos últimos cinco dias. Eu, pessoalmente, preciso escreve-lo, porque a maioria das fontes de mídia foram fechadas pelo governo, e o boca a boca e a internet são as únicas formas que restam para explicar o que está acontecendo e pedir ajuda e apoio.

Quatro dias atrás, um grupo de pessoas que não pertencem a nenhuma organização ou ideologia específica se reuniram no Parque Gezi em Istambul. Entre eles, havia muitos dos meus amigos e alunos. A razão era simples: Para prevenir e protestar contra a iminente demolição do parque por causa da construção de mais um shopping no centro da cidade. Existem inúmeros shopping centers em Istambul, pelo menos um em cada bairro! A demolição das árvores estava marcada para começar no início da manhã de quinta-feira. As pessoas foram para o parque com seus cobertores, livros e crianças. Eles armaram as suas tendas e passaram a noite sob as árvores. No início da manhã, quando os tratores começaram a puxar as árvores de cem anos de idade para fora da terra, as pessoas se colocaram entre as árvores e os tratores para interromper a operação.


Eles não fizeram nada além de se colocar em pé na frente das máquinas.

Nenhum jornal, nenhum canal de televisão estava lá para relatar o protesto. Foi um black out completo de mídia.

Mas a polícia chegou com os veículos de canhão de água e spray de pimenta. Eles perseguiram as multidões para fora do parque.

À noite, o número de manifestantes se multiplicou. Assim como o número de forças policiais ao redor do parque. Enquanto isso, o governo local de Istambul fechou todos os caminhos que levam à praça Taksim, onde o Parque Gezi está localizado. O metrô foi fechado, as barcas foram canceladas, estradas foram bloqueadas.

No entanto, mais e mais pessoas se dirigiram até o centro da cidade a pé.

Eles vieram de todo Istambul. Eles vieram de todas as origens, diferentes ideologias, diferentes religiões. Todos eles se reuniram para impedir a demolição de algo maior do que o parque:

O direito a viver como cidadãos honrados deste país.

Eles se reuniram e marcharam. A polícia perseguiu-os com spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo e dirigiu seus tanques para cima das pessoas que em troca ofereciam comida à polícia. Dois jovens foram atropelados pelos tanques e foram mortos. Outra jovem, uma amiga minha, foi atingida na cabeça por uma das bombas de gás lacrimogêneo. A polícia estava atirando diretamente contra a multidão. Após uma operação de três horas ela ainda está na Unidade de Terapia Intensiva e em estado muito crítico. Enquanto escrevo isto, não sabemos se ela vai conseguir sobreviver. Este blog é dedicado a ela.

Essas pessoas são meus amigos. Eles são meus alunos, meus parentes. Eles não têm «agenda escondida» como o estado gosta de dizer. Sua agenda está lá fora. É muito clara. O país inteiro está sendo vendido para as empresas pelo governo, para a construção de shoppings, condomínios de luxo, estradas, barragens e usinas nucleares. O governo está procurando (e inventando quando necessário) qualquer desculpa para atacar a Síria contra a vontade do povo.

Acima de tudo isso, o controle governamental sobre a vida pessoal de seu povo tornou-se insuportável afinal. O Estado, sob sua agenda conservadora, passou muitas leis e regulamentos relativos ao aborto, parto com cesariana, venda e uso de álcool e até mesmo a cor do batom usado pelas aeromoças.

As pessoas que estão marchando para o centro de Istambul estão exigindo seu direito de viver livremente e receber justiça, proteção e respeito do Estado. Eles exigem estar envolvidos nos processos de tomada de decisão sobre a cidade em que vivem.

O que eles receberam em retorno é a força policial abusiva e enormes quantidades de gás lacrimogêneo disparado diretamente em seus rostos. Três pessoas perderam seus olhos.

No entanto, eles ainda marcham. Centenas de milhares se juntam a eles. Alguns milhares de pessoas atravessaram a Ponte Bósforo a pé para apoiar o povo de Taksim.

Nenhum jornal ou canal de TV estava lá para relatar os acontecimentos. Eles estavam ocupados com a transmissão de notícias sobre Miss Turquia e "o gato mais estranho do mundo".

A polícia continuou perseguindo as pessoas e jogando spray de pimenta a tal ponto em que cães e gatos de rua foram envenenados e morreram por causa dele.

Escolas, hospitais e até hotéis 5 estrelas em todo o Taksim Square abriram suas portas para os feridos. Os médicos encheram as salas de aula e quartos de hotel para prestar os primeiros socorros. Alguns policiais se recusaram a jogar gás lacrimogêneo sobre pessoas inocentes e abandonaram seus empregos. Ao redor da praça, colocaram bloqueadores de rede para evitar conexão com a internet e as redes 3G foram bloqueados. Moradores e empresas da região disponibilizaram sua internet Wifi pessoal para as pessoas nas ruas. Restaurantes ofereceram água e comida de graça.
Pessoas em Ankara e Izmir se reuniram nas ruas para apoiar a resistência em Istambul.

A grande mídia continua mostrando a Miss Turquia e "o gato mais estranha do mundo".

***

Estou escrevendo esta carta para que você saiba o que está acontecendo em Istambul. A mídia não lhe dirá nada disso. Não no meu país pelo menos. Por favor, poste tantos artigos quanto você encontrar na internet sobre isso como modo de espalhar as notícias.

Como eu estava postando artigos que explicam o que está acontecendo em Istambul em minha página do Facebook na noite passada, alguém postou a seguinte pergunta:

«O que você está esperando ganhar reclamando sobre o nosso país aos estrangeiros?»

Este blog é a minha resposta a esta pessoa.

Por «reclamar» de meu país, espero ganhar em retorno:

Liberdade de expressão e discurso,

Respeito pelos direitos humanos,

O controle sobre as decisões que tomo em relação ao meu e sobre o meu corpo,

O direito de me reunir legalmente em qualquer parte da cidade sem ser considerado um terrorista.

Mas acima de tudo por fazer chegar estas palavras a vocês, meus amigos que vivem em outras partes do mundo, eu estou esperando despertar a sua consciência, e conseguir apoio e ajuda!

Por favor, espalhe estas palavras e compartilhe este blog.

Obrigado!

Para maiores informações e coisas que você pode fazer para ajudar, consulte a Emergência da Anistia Internacional para Ajuda Urgentehttp://humanrightsturkey.org/2013/06/01/abuses-against-protestors-in-turkey-amnesty-calls-for-urgent-action/

Extraído do post http://defnesumanblogs.com/2013/06/01/what-is-happenning-in-istanbul/

Nenhum comentário: