BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Facebook me perguntou: No que estou pensando? Em cidadania

Texto equilibradíssimo de minha amiga e ex-colega de trabalho Soraia Rosa Castilhos:


Esse termo, "cidadão”, tem sido uma constante no meu dia a dia. Antes, eu entregava um sistema para usuários, agora entrego para cidadãos. E cidadão, não recebe treinamento de sistema, diferente de usuário. Torna-se um grande desafio entregar um sistema para quem nunca vai ser treinado.

Mas eu estava falando sobre cidadania!

Outro dia em uma reunião de pais no João XXIII, uma mãe solicitou que o colégio abordasse temas como cidadania: responsabilidades do governo, direitos do cidadão, controle social; a preocupação dessa mãe era em formar um cidadão completo.

Esses dias assisti na TV, entre uma tarefa e outra de casa, uma notícia de uma grande mobilização em POA, que repercutiu na diminuição do preço das passagens.

Ontem encontrei um rapaz no elevador do IPE, que me explicou, que existem pesquisas no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que indicam que se hoje o número de horas do trabalhador fosse reduzido para 30h ( não mais 44h), a produtividade e produção do Brasil hoje não seria afetada. E me explicou que no futuro - para as futuras gerações -, essa carga horária será uma tendência, e as horas que sobrarem serão aplicadas em cidadania: trabalho voluntário, lazer, educação, saúde – direitos de um cidadão. E essa mudança ocorrerá em função dos valores das gerações Y e de uma evolução das relações de capital e trabalho.( Parenteses: Graças a péssima condição dos elevadores do IPE que abrem e fecham a porta em todos os andares pude desfrutar de um “papo” bem interessante, tudo tem um lado bom!)

Hoje encontrei no Reclame aqui, uma cidadã reclamando e efetuando uma denúncia contra a Farmácia Droga Raia, porque ela não colocou o CPF na nota e a prejudicou, por não permitir a participação no programa Nota Fiscal Gaúcha. (http://www.reclameaqui.com.br/5035782/droga-raia/nao-fornecer-nota-fiscal-com-cpf/)

Resumi nos parágrafos acima, como este tema “exercício de cidadania” é recorrente.

Mas tem algo que não se encaixa neste contexto recorrente de CIDADANIA: A PEC 37!

Explico:

Eu sou uma cidadã bem ativa, já fiz duas denúncias ao MP: uma sobre relações de consumo; e outra em que foi aberto o inquérito e os envolvidos tiveram de depor, sobre o fornecimento/confecção de medicamento prejudicial à saúde.

Hoje trabalho em um projeto, em que um dos objetivos é diminuir a sonegação. Céus! TODOS nós pagamos MUITOS impostos, isso é certo! E todos reclamam sobre a carga tributária. Criaram até uma lei para que os impostos fossem evidenciados na compra de uma mercadoria.

E o que ocorre com esses valores? Digo, temos três formas de não obtermos o retorno efetivo deste dinheiro: sonegação, corrupção e aplicação de recursos de forma não eficiente.

E como obter o retorno efetivo dos impostos? Como acabar com essas perdas: sonegação, corrupção e má gestão?

Primeiro exercendo seu papel de cidadão: pedindo a nota fiscal e se for com CPF, melhor! É possível conferir se a nota foi transmitida para a Administração Fazendária. Dessa maneira estamos ajudando a diminuir a sonegação.

Segunda forma de obter o retorno efetivo dos impostos é diminuindo a corrupção, é de novo exercer a cidadania, indo contra a PEC 37 que retira o direito do MP de abrir inquérito e investigar. Não se permitindo participar de ‘esquemas’ e denunciando.

E a terceira forma de obter o retorno efetivo dos impostos? Mais uma vez exercendo a cidadania, votando em competentes gestores de recursos públicos (executivo) e acompanhando seus vereadores, deputados e senadores (legislativo), são estes últimos que aprovam a aplicação de recursos do executivo.

Enfim, se reclamo que pago muito imposto, mas não atuo como CIDADÃ(O), eu faço parte do sistema e contribuo para pagar muito imposto e não ter um retorno adequado e com qualidade dos serviços públicos.

Logo_rodape

Nenhum comentário: