BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











domingo, 15 de julho de 2012

Relato de um domingo de sol que ainda não acabou








15/07/2012

Relato de um domingo de sol que ainda não acabou
Acontece por aqui -Coisas de Santa Maria -Matutações e pitacos -No coração do RS -
Acordei, solzinho, e me debandei para a EcoSOL. Bem agasalhada, já dei minha caminhadinha, fui a pé, claro. Dia bem frio, mas um escândalo de tão bonito.
A Feira Solidária está enorme, adoro feiras e mercados (não supermercados, mercados públicos mesmo), muitas tendinhas, frutas, plantas, cereais, roupas, quitutes, coisas para casa, produtos típicos (indígenas, brasileiros, da América Latina, de quilombos, etc.), uma babel, bem como gosto.


http://arazao.com.br/wp-content/uploads/2012/07/feira.jpg

Meus surtos de hipersensibilidade voltaram, não tão fortes ou duradouros, mas tenho lá meus momentos...Estava eu, andando pela feira, e me emocionei vendo aquela gente toda, de vários lugares, com várias histórias, congregados, em uma economia solidária, em paz, colaborando. Eu acredito que é possível e me emocionei. Não emoção metafórica, mas enchi os olhos de lágrimas mesmo. Minhas lágrimas são mais de emoção do que de tristeza. Presencio uma cena bonita e me comovo toda, ando assim. E lá fui eu, copo de quentão na mão (não, não foi por isto que estava hipersensível hehehe) e tentando controlar o choro. Talvez seja coisa de aquariano, mas ver toda aquela mistureba de gente, de cores, de culturas, me toca até o fio do cabelo!
Levei pouco dinheiro, nem me lembrei deste "detalhe" (não se acha nada a cartão), mas ainda bem que levei um talão de cheques com 3 folhinhas. Comprei um poncho pela bagatela de 90 reais (sim, NOVENTA!), mas fruto de pesquisa, porque em outra barraca queriam 280 (hã?!); uma estatueta de Bast, dois bolinhos de milho por 1,50 (com um sabor de feito em casa que faziam anos que eu não sentia) e gengibre cristalizado.


Bem, agora a parte ruim, muito ruim, chocante até. Passei numa barraquinha e vi um senhor, com um potes que pareciam aquários e uns potinhos. Com peixes. Pensei, ah, são de plástico, vai ver que é um aquário artificial e que são uns peixinhos pra enfeitar. Isso até eu perceber, HORRORIZADA, que alguns peixes se mexiam e estavam vivos, ou melhor, agonizando naquele potinho. AH, não me fiz de rogada e falei bem, mas bEEEm alto: que horror, que ignorância, que nojo, como pode??? Tinha um casal olhando e a mulher estava com a mesma expressão de choque que eu. Fui, direto, sem escalas, pra coordenação do evento e falei. A senhora que me atendeu me disse que já tinham reclamado disso, vendendo animais vivos, em condições degradantes, na feira, e que iria falar com a irmã Lourdes Dill (organizadora do evento). Eu confesso, me deu uma péssima impressão naquele ambiente tão legal. A meu ver caracteriza maus tratos. Saí chateada com isso, espero que ano que vem não tenha nada parecido, pois vou no primeiro dia de feira e já vou prevenida (=me preparando pra fazer um manifesto contra isso). Parecia até aquele negócio de peixes vivos em chaveiros que vendem na China!


http://www.e-farsas.com/wp-content/uploads/chaveiro_peixe_vivo_03.jpg

Uff...voltei, caminhando, passei no shopping perto de casa, almocei (feijão, arroz, aipim e salada...delícia) e voltei pro lar. Aqui, vejo a gataiada toda tomando sol e a benção que é viver.


Mel, na sua adoração diária ao sol



Clara Francesca em sua patrulha pelo apto



Benta, fazendo uma "paticura" em cima da lavadora de roupas
São coisas muito simples, muito prosaicas, as que me fazem feliz. Meu lema é: "felicidade é não ter dor". Meus filhos, não tendo dor, tudo o mais é felicidade, tudo o mais é benção. O sol, a comida, poder se deslocar, interagir com outras pessoas (especialmente, as educadas), tudo!
Vou curtir o meu restinho de domingo com um chimarrão e cultivar a gratidão [e a paciência, e a tolerância e por aí vai, porque só com muita prática mesmo hehehe).


http://recantodogauchoquarai.com.br/site/wp-content/uploads/2011/05/chimarr%C3%A3o.png





Direto do Sítio da Cris.

Nenhum comentário: