BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Andanças pelo Pampa Gaúcho - Missões - Santo Ângelo

Santo Ângelo.

Há muitos anos não visitava a cidade. Coisa de quarenta e tantos anos. Não sei nem dizer ao certo. Sempre me restringi a ir a Ijuí por força da parentada que ainda mora na cidade. Mesmo com a Mana Nara morando a muitos anos em Santo Ângelo, não havia dado a oportunidade. Oportunidade agora fabricada, cansei de deixar o destino me dizer o que fazer. Uma bela e pujante região o Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Belas cidades, planejadas antes da ocupação pelos diversos imigrantes de várias nacionalidades que por aqui desembarcaram. Plantações a perder de vista, criações de gado não menos importante, ovelhas vermelhinhas pelo solo roxo fértil. Dá gosto de viajar por estas estradas onde se vê a pujança do povo miscigenado. Apesar de ter visitado os principais pontos da cidade, fotografei apenas a linda praça da Matriz da Igreja Católica que merecerá uma outra postagem. Fiquem com as imagens desta cidade acolhedora.

Recanto da Praça ou Largo da Matriz com a Cruz Missioneira à direita.

O Cunhado a Mana e a Patroa.

Vista frontal da Catedral recém restaurada. No seu entorno foram encontrados resquícios de calçamentos antigos que circundavam o local. Ficaram preservados.
Os santos encimando o átrio, representam as sete reduções no estado do Rio Grande do Sul.
Wikipédia.
Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de BorjaSão Nicolau,São Miguel ArcanjoSão Lourenço MártirSão João BatistaSão Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do rio Uruguai.

Outro ângulo da Matriz, debaixo dos pórticos de todas as Missões Jesuíticas implantadas no Brasil, Argentina e Paraguai.

Pedras resgatadas da Missão de Santo Ângelo, em exposição na praça.

Túnel formado por todos os pórticos que representam as Missões Sul-americanas.



Pórtico do túnel, representando o Religioso antigo e a Colonização.

Outra vista dos pórticos.

A primavera antecipada pelos Ipês.

Um tapete de flores.

Bem espesso.

Nenhum comentário: