BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











domingo, 15 de maio de 2011

A QUESTÃO DO LIXO DE ITAARA IV - O QUE PODE SER FEITO

Em ITAARA tudo pode ser feito em matéria de lixo pois há somente uma ação da Prefeitura Municipal, incipiente e simplista: recolher o lixo e destiná-lo ao LIXÃO SANITARIO, pomposamente chamado de  ATERRO SANITÁRIO, de Santa Maria. O nosso lixo continua poluindo reforçando a poluição de Santa Maria. Aí vão me contrapor : há a contenção do chorume e ele é coberto com terra depois de compactado. Está, também, em conformidade com a legislação vigente. Pois é, mas isso é o mínimo dos mínimos. Quando ficar saturado o que vai ser feito? Novo LIXÃO SANITÁRIO com licença ambiental e tudo? Aí quando falamos em efeito estufa com suas causas e problemas não lembramos dos nossos LIXÕES que sem aproveitamento dos gases, estão ajudando a aumentá-lo.
REITERO: em se falando do lixo de ITAARA, TUDO pode ser feito por que TUDO está por fazer. Desde o enganjamento dos proprietários visitantes até os moradores e a conscientização das autoridades dos poderes públicos Executivo e principalmente Legislativo, pois dele que deverá sair a regulamentação legal para adequação à nova lei do lixo.
Comecemos com o perfil das propriedades de ITAARA: 99,99% das habitações são constituidas de casas, na maioria das vezes com um amplo patio. Normalmente consideramos os restos orgânicos como lixo, porém os vejo com um rico adubo. Matéria prima fácil de transformar mediante decomposição aeróbica ou anaeróbica. Vamos incentivar a utilização de pequenas composteiras para converter mais de 60% do nosso lixo em um rico adubo para as nossas plantas? Os alimentos processados podem ser utilizados para a alimentação de pássaros, peixes e animais domésticos(cães e gatos).
A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo.
No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático. O metano e o sulfidrico diminuem o ozônio e se queimados, sem aproveitamento, aumentam a temperatura média da terra sem nenhum benefício.
Com legislação atual, que nos obriga a  colocar o lixo em mais um invólucro de plástico, o nosso lixo orgânico começa a ter mau cheiro já em nossa casa pois inicia a decomposição anaeróbica. Podemos fazer nossas composteiras, sem se procupar com o mau cheiro, desde que as façamos com alguns cuidados: bem arejadas para que recebam bastante ar(oxigênio) e com alguma tela miuda para que não tenhamos ratos morando nela. Baratas ainda não as temos em Itaara, então não precisamos nos preocupar por hora.
Com isso, como disse antes, 60% do lixo estará reciclado e aproximadamente 40% do peso e do volume restará economizado, reduzindo o custo do recolhimento e estocagem final(lixão sanitário). A Emater,teria todas as condições de prestar assistência para ensinar a fazer e utilizar uma composteira caseira.
Com a nova lei, abrem-se perspectivas de custeio de cooperativas para reciclagem do lixo. Acredito que a Prefeitura teria algum lugar apropriado para fazer um galpão de pré industrialização o que  aumentaria o valor de venda das sucatas. Neste lugar poderíamos ter um lugar para depósito de produtos que são descartados por não uso ou obsoleto e que eventualmente poderiam servir a outras pessoas.
Outro descartes que poderiam ser canalizados para este local: pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes(inclusive as  econômicas), sucata eletrônica, tintas e óleos, lixo hospitalar(ambulatorial) que hoje não tem coleta exclusiva.
É possível, é viável e estaríamos aproveitando o momento certo de fazer a coisa certa!!!
Quem quizer fazer um curso sobre meio ambiente, é só usar o link abaixo.
http://www.cursos24horas.com.br/cursos/amb.asp

Nenhum comentário: