BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











sábado, 7 de maio de 2011

A QUESTÃO DO LIXO DE ITAARA III - EXEMPLOS

Começamos com um bom exemplo: Parque Pinhal. Por iniciativa da Associação dos Amigos do Parque Pinhal, os moradores têm a opção de separar o lixo em Orgânico e Reciclável(fonte radio/jornal bocaaboca). Ainda é incipiente, porém é o início de uma coisa muito boa: a conscientização dos moradores daquele Bairro. Também há muitos moradores que "não estão nem aí" para o que aconteça. Aqueles que embalam ou não o seu lixo e o resto é com a Prefeitura.(vide os posts A QUESTÃO DO LIXO DE ITAARA, anteriores). Outro fator que ainda não é positivo, é o fato da Prefeitura não recolhê-los separadamente, tornando inócua a ação. Mas de novo há um lado bom: começa uma pressão dos moradores para que se separe o lixo e o recolhimento. Em algum momento o responsável há de se dar conta. Há ainda, o fator legal. Os usuários do sistema de recolhimento do lixo,pela nova lei, não terão  mais nenhuma responsabilidade sobre o lixo se, e somente se, acondicionar o seu lixo de acordo com os disposistivos criados pela Prefeitura. Caso contrário, poderão ser responsabilizados. O bom seria se todos se integrassem expontâneamente na melhor resolução  do problema LIXO DE ITAARA.

Agora conto o milagre e não conto o santo: reporto uma notícia do Fantástico, em que uma comunidade numa ilha do EEUU não tinha mais como estocar o seu lixo. Não fixei qual o nome da cidade e nem da ilha.
Bem o que interessa realmente é que a comunidade não tinha mais saída ou sucumbiria embaixo do lixo. Pois decidiram que haveriam de ter LIXO ZERO, o sonho maior de todos os ambientalistas, a utopia em forma de ação comunitária, o suprasumo da ecologia. Arregaçaram as mangas e foram à luta. Os três Rs sairam do plano teórico para o plano prático num estalar de dedos. O primeiro R foi adotado por todo o comércio: Reduzir dando ênfase a produtos com embalagens reaproveitaveis(vidro). em segundo lugar produtos com embalagens recicláveis. A sacola plástica foi abolida e adotado o carrinho de mercado e as sacolas de pano e plástico duradouro. A montanha de lixo por anos depositado num lixão dito sanitário, começou a ser desfeita, separando-se o material seco reciclável do adubo orgânico já estabilizado. Junto com essa ação uma outra: pontos de coleta de material seco reciclável que também começaram a alimentar  as vendas. E além das vendas dos materiais recicláveis, houve uma outra: a venda de adubo orgânico. Então o segundo R estava solucionado: Reciclar verbo no presente e no futuro com enfase também no passado. Faltava ainda o  terceiro R(se não errei a ordem - mas para mim todos deveriam ser primeiros!). A reutilização foi solucionada com um local onde o pessoal que não queria utilizar determinada coisa por obsoleta ou desuso, depositava sem ter nenhuma burocracia e quem quizesse reutilizar podia ir lá e pegar sem registro nenhum. Esse local também serve para sobra de materiais de construção.
Que exemplo fascinante. Porque não fazer antes que o lixo transborde e antes que  a nossa cidade se torne maior ainda.

UM ESCLARECIMENTO: Se você notou que eu me referi a MORADORES no primeiro parágrafo, saiba que foi intencional. O morador se enganja mais nessas "cruzadas para a melhoria de vida" do que os visitantes proprietários que usam esporádicamente as suas residências. Estes não estão  incorporados do espírito de COMUNIDADE.




Blogger Nara Miriam disse...


Aqui em Santo Ângelo a coleta é feita em dias alternados para lixo orgânico e seco. Tem a Cooperativa Ecos do Verde, onde os catadores se reúnem e reutilizam... é bem interessante, e a gente logo acostuma a separar os lixos.
Muito louvável o teu interesse com a cidade que escolheste para morar, espero que tenhas retorno!

8 de maio de 2011 12:27




E no link abaixo, um exemplo de uma grande universidade a Universidade  Federal de Viçosa:
http://www.projetoreciclar.ufv.br/?area=funcionamento

Numa pequena nota uma grande notícia do DIÁRIO DE SANTA MARIA:
O fim da sacola plástica


  • A partir do ano que vem, São Paulo poderá ser o primeiro Estado brasileiro a acabar com as polêmicas sacolas plásticas de supermercados. A ideia faz parte de um acordo entre o governo do Estado e a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Por ano, os pauslistas usam 2,5 bilhões de sacolinhas plásticas, que são feitas à base de petróleo.

  • Acima a euforia feito notícia incompleta e no link abaixo, a realidade

  • CUSTO AMBIENTAL DAS SACOLAS PLÁSTICAS 

  • http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,41,3322589,17180







  • Por que ITAARA que tem meia duzia de supermercados não pode implantar COISA MELHOR QUE ISSO?




  • Novamente São Paulo:
    Uma notícia rápida no JORNAL HOJE, dá conta que a prefeitura de São Paulo aproveitou a implosão de um edifício para usar o material de alvenaria que sobrou para fazer a base de uma rodovia que seria asfaltada, economizando em torno de 40% e com igual qualidade.

    SE VOCÊ TEM ALGUM EXEMPLO DE ATITUDES CONTRA O LIXO, DEIXE UM COMENTÁRIO QUE NÓS O PUBLICAREMOS

    Um comentário:

    Nara Miriam disse...

    Aqui em Santo Ângelo a coleta é feita em dias alternados para lixo orgânico e seco. Tem a Cooperativa Ecos do Verde, onde os catadores se reúnem e reutilizam... é bem interessante, e a gente logo acostuma a separar os lixos.
    Muito louvável o teu interesse com a cidade que escolheste para morar, espero que tenhas retorno!