Agora conto o milagre e não conto o santo: reporto uma notícia do Fantástico, em que uma comunidade numa ilha do EEUU não tinha mais como estocar o seu lixo. Não fixei qual o nome da cidade e nem da ilha.
Bem o que interessa realmente é que a comunidade não tinha mais saída ou sucumbiria embaixo do lixo. Pois decidiram que haveriam de ter LIXO ZERO, o sonho maior de todos os ambientalistas, a utopia em forma de ação comunitária, o suprasumo da ecologia. Arregaçaram as mangas e foram à luta. Os três Rs sairam do plano teórico para o plano prático num estalar de dedos. O primeiro R foi adotado por todo o comércio: Reduzir dando ênfase a produtos com embalagens reaproveitaveis(vidro). em segundo lugar produtos com embalagens recicláveis. A sacola plástica foi abolida e adotado o carrinho de mercado e as sacolas de pano e plástico duradouro. A montanha de lixo por anos depositado num lixão dito sanitário, começou a ser desfeita, separando-se o material seco reciclável do adubo orgânico já estabilizado. Junto com essa ação uma outra: pontos de coleta de material seco reciclável que também começaram a alimentar as vendas. E além das vendas dos materiais recicláveis, houve uma outra: a venda de adubo orgânico. Então o segundo R estava solucionado: Reciclar verbo no presente e no futuro com enfase também no passado. Faltava ainda o terceiro R(se não errei a ordem - mas para mim todos deveriam ser primeiros!). A reutilização foi solucionada com um local onde o pessoal que não queria utilizar determinada coisa por obsoleta ou desuso, depositava sem ter nenhuma burocracia e quem quizesse reutilizar podia ir lá e pegar sem registro nenhum. Esse local também serve para sobra de materiais de construção.
Que exemplo fascinante. Porque não fazer antes que o lixo transborde e antes que a nossa cidade se torne maior ainda.
UM ESCLARECIMENTO: Se você notou que eu me referi a MORADORES no primeiro parágrafo, saiba que foi intencional. O morador se enganja mais nessas "cruzadas para a melhoria de vida" do que os visitantes proprietários que usam esporádicamente as suas residências. Estes não estão incorporados do espírito de COMUNIDADE.
Muito louvável o teu interesse com a cidade que escolheste para morar, espero que tenhas retorno!
E no link abaixo, um exemplo de uma grande universidade a Universidade Federal de Viçosa:
http://www.projetoreciclar.ufv.br/?area=funcionamento
Numa pequena nota uma grande notícia do DIÁRIO DE SANTA MARIA:
O fim da sacola plástica
Novamente São Paulo:
Uma notícia rápida no JORNAL HOJE, dá conta que a prefeitura de São Paulo aproveitou a implosão de um edifício para usar o material de alvenaria que sobrou para fazer a base de uma rodovia que seria asfaltada, economizando em torno de 40% e com igual qualidade.
SE VOCÊ TEM ALGUM EXEMPLO DE ATITUDES CONTRA O LIXO, DEIXE UM COMENTÁRIO QUE NÓS O PUBLICAREMOS