BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











quinta-feira, 23 de maio de 2013

Reflexo Condicionado ou você é um “sheeple”?



Não muito antigamente, para ser preciso, na década de sessenta, se não me engano, me chegou , através dos medias disponíveis na época ou mais precisamente através da escola, com o vagar correspondente, a notícia que após extenuantes experiências, o cientista  russo Pavlov demonstrou que os animais podiam responder aos estímulos sonoros para receberem comida. Chamaram isso de reflexo condicionado. Deixavam de se alimentar do modo natural – quando tinham fome – para responder única e exclusivamente aos estímulos sonoros. Salivavam intensamente quando os ouviam!
Trazendo isso para meu convívio, toda vez que faço ruído com panelas os meus cuscos ( gauchês = cães) se alvoroçam! Da mesma forma quando os meus gatos ouvem os apitinhos irritantes do microondas avisando que o tempo programado terminou e o alimento está quente,  saltam de onde estiverem e vêm reclamar atenção para a comida deles como se eu só lhes desse comida nesses instantes... Não lembram, nem os cães e nem os gatos,  que a primeira coisa que faço ao levantar e depois de minhas abluções matinais é deles que me ocupo.


Vamos trazer isso, reflexo condicionado, para a área da Comunicação das mídias atuais. Estes dias no blog do meu amigo Paulo Gurgel no Blog EntreMentes, trouxe um neologismo inglês que demonstra bem o que quero transmitir. É o efeito manada. O Maria vai com as outras onde as pessoas, condicionadas, esquecem de: pesquisar, usar seu senso crítico, usar da lógica, usar sua inteligência para questionar, ver até onde a verdade que é apresentada é uma verdade ou uma falácia.  Esquecem das três perguntas que balizam a Ética: Posso? Devo? Quero? Ao esquecer de questionar, ficam vulneráveis ao sentimento que as mídias querem passar e, como num rebanho estourado, saem a verberar o que ouviram. São verdadeiros  “sheeples”. Eis o texto:

21 maio, 2013


Sheeple
Do inglês sheep (ovelha) + people (pessoas).
É um termo pejorativo que atribui o comportamento de rebanho de ovelhas a pessoas que simplesmente acreditam no que é dito, sem um estudo sério sobre o assunto, e principalmente se for veiculado pelos grandes canais de mídia. O termo é muito utilizado nos cenários político e religioso.” E para ilustrar colocou  ilustração que dá bem a idéia de formadores de opinião se transformando em mais um na
manada :

Para terminar, uma perguntinha:
Você saliva ao ouvir o Plim-plim?

2 comentários:

Cris disse...

Graças que optei por quase não ver TV. O banho de sangue e violência a que estamos sendo submetidos (e pior, as crianças), a meu ver, tem o propósito de nos tirar a sensibilidade.

JOEL BENTO CARVALHO - ITAARA'S BLOGS disse...

Há um projeto maior por trás disso, Cris. Imagine você assistindo um JN com 10 notícias ruins com sua paciência/indignação/raiva/ira num crescendo. Aí vem uma notícia política, mesmo que seja boa, eles colocam um mas/contudo/no entretanto, o que você achará dela? Esses govovernos (municipal/estadual/federal) são tudo corrputos. Tudo ladrão. E na generalização, você inclui os do seu partido de maneira mais branda pois você achará sempre que sua escolha é a melhor e crucificará todos os outros...
Desde a década de 1940 que funciona assim...