Itaara,1° de Setembro de 2012
Há tempos que não comparecia a uma Cerimônia Cívica. Menos ainda em um desfile. Lembrei dos incontáveis desfiles que participei. Várias vezes, pelo porte, como tocador de Bumbo. No Exército, além de ficar de guarda na Pira da Pátria, desfilei com o grupo de combate anti-guerrilha Pelotar - precursor do Pelops.Depois disso, só ia quando alguma das filhas desfilava. Como passaram da idade de participar, já fazem alguns anos que não olhava sequer.
Como em Itaara não tem muitos acontecimentos para registrar, resolvi fazer essa reportagem fotográfica.
Pois enquanto fotografava, enquanto procurava o melhor ângulo, enquanto fazia as lides de um fotógrafo amador, comecei a remoer essa coisa que se chama patriotismo. Algumas dúvidas me assaltaram e comecei a me questionar se a atitude da maioria das pessoas, eu incluído, de renegar essas manifestações como coisa ruim ou, no mínimo, desnecessária, não está errada. Assim com a simples menção de família, traz ojeriza a muitas pessoas que afirmam que não há mais família. Não acho que os novos costumes de relacionamento e término dos mesmos estejam errados. Quem dá valor ao grupamento familiar ajustados aos novos moldes, continuam amando os filhos, os filhos amando os pais e convivendo como grupo apesar das dificuldades. Quem deveria ser ou vir desajustado, virá em qualquer ambiente. Já no sentimento de Pátria, de amor pelo Brasil, estamos mal. Implantou-se, à época da ditadura, um patriotismo falso, forçado, de cima para baixo e ao mesmo tempo foi sendo implantado um complexo de vira-latas violento em que nada que é do Brasil é bom inclusive nós mesmos! Com a queda da Ditadura, o processo de viralatice continuou e o patriotismo falso, começou a degringolar de uma maneira muito forte.
Resultado? Nada que é do Brasil é bom, está bom ou irá melhorar! Falam muito do PIBinho que deverá haver este ano. Que deveremos perder a condição de 6ª potência em Economia. Esquecem que os países que vem logo atrás, ou estão com PIB nulo ou em franca queda. O que está na 5ª posição - França - está patinando também. Ao fazer uma crítica, muitas vezes infundada, esquecemos de olhar que mesmo com resultados pífios, houve uma evolução.
Isso posto espero que possam assuntar em cima do que coloquei enquanto olham as fotos.
PREPARAÇÃO
DISPERSÃO
O DESFILE
Um comentário:
Na verdade não sou anonima Carvalho, é a Fatima Soares;é q não sei como me identificar aqui, pois sigo só o Face atualmente. Bom mas vamos ao tema ou tentar colocar minha opinião em tanta coisa q falas! Estou mto. desiludida c/os políticos de modo geral, não tenho mais partido. Na verdade nunca fui correligionária de nenhum. Mas...a época do primeiro fórum social, criei mtas. expectativas qto. ao PT, porém observando mais de perto, me desiludi quanto ao funcionamento, relacionamento entre os membros. Penso q qualquer partido q demonize TODAS as ações passadas e presente de outro tb. incorre em grande êrro, haja visto as coligações q hoje efetuam a torto e a direito. Então, não sei se consegui sacar o q mostras p/desfile.Creio q seria mto. bom se tudo acontecesse naturalmente de forma positiva, porém creio q o ser humano p/conviver junto, na comunidade deve ter algum ordenamento, seguir algumas regras. Já disseram q do caos vem a ordem mas não este q estamos vivendo, sem segurança física, sem saúde adequada (viste as filas em hospitais e postos???)educação de conteúdos incompletos e q não irão qualificar pessoas p/o futuro. Então meu ex-colega resumidamente esta é a minha opinião, abraço, Fatima Soares.(fatimaalegre@pop.com.br)
Postar um comentário