BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Significado do nome próprio - Itaara - RS

Visitando o Site oficial do município de ITAARA - RS, li a seguinte assertiva
"De origem Tupi-Guarani, seu nome significa "Pedra Alta ou Altar de Pedra"."
Como não concordo com a afirmação, enviei o seguinte e-mail para a ouvidoria da Prefeitura, fazem dois dias. Espero resposta:
Peço vênia para discordar do significado do nome próprio Itaara. Trata-se de um nome composto por justa posição de dois vocábulos oriundos do tupi-Guarani ita + ara. Assim com itaimbé = ita + imbé.
Quanto à ita está muito bem traduzido como pedra, que é de conhecimento geral. Já o ara foi confundido com o grego conforme abaixo:
Ara (Ara), o Altar, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Arae.
Porém em se tratando de tupi- guarani, achamos que o termo designa o que está descrito abaixo:
Ara é um genero de aves psitaciformes, onde se classificam quinze espécies de araras e maracanãs. Habitam zonas de floresta tropical e subtropical da América do Sul.

Psittaciformes é uma Ordem de aves que inclui mais de 360 espécies e de 80 generos das família Psittacidae, Strigopidae e Cacatuidae[1] . O grupo inclui aves muito populares e conhecidas tais como:
papagaios
periquitos
araras
maracanãs
tuins
jandaias
caturritas
apuins
cacatuas
calopsitas.
Então, salvo melhor juízo, o mais correto será tratar Itaara como Pedra dos Papagaios (ou caturritas)!
Joel Bento Carvalho

Nenhum comentário: