BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pesquisas sobre o lixo II

Até pode ser propaganda, mas recebi material de divulgação de um amigo que sabe que sempre estou atrás de novidade nessa área de tratamento eficaz do lixo e seu posterior aproveitamento econômico, que é o que move o mundo!

Essa empresa foi incubada na incubadora Empresarial do Centro de Biotecnologia da UFRGS em Porto Alegre e conseguiu um acervo 2000 linhagens de microrganismos entre bactérias, leveduras e fungos filamentosos, selecionados, identificados e analisados quanto sua capacidade de produção de metabólicos.

Esses Microrganismos proporcionam a Bioremediação que é a técnica que consiste na aplicação de processo biodegradável para tratamento de resíduo visando recuperar e regenerar ambientes- principalmente águas e solos. Quando adicionados a um sistema de tratamento de efluentes, causam um aumento significativo na biodegradação de matéria orgânica e uma grande redução nas bactérias patogênicas presentes no processo.
Dois produtos chamaram a minha atenção Biol 2000 para tratamento de estações sanitárias e Biol2000 Agropastoril para uso em esterqueiras, sem prejuízo de uso da matéria resultante como adubo.

Itaara não tem redes de esgoto e acredito que esteja contaminando o lençol freático e já está poluindo os cursos d'água aparentes, então estes produtos poderão ser aproveitados para melhorar essa situação! Claro que alguns procedimentos complementares deverão ser tomados. Fiz uma afirmação em outra postagem, acerca de fazer compostagem de restos de verduras, pó de café, erva-mate usada, cascas de frutas, etc... no próprio páteo das casas da nossa cidade e esses produtos poderão otimizar esse procedimento.

Vou entrar em contato com a empresa e vou tentar uma parceria para demonstração dos produtos. Volto depois para contar o resultado.

Nenhum comentário: