BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











quarta-feira, 30 de maio de 2012

Em defesa do SUS - A saúde em Itaara

Por Joel Bento Carvalho
Tenho usado alguns serviços e especialidades no serviço de Saúde de Itaara e, por força de convênios do mesmo com alguns outros serviços na região, tenho frequentado Santa Maria e Faxinal do Soturno em busca de especialidades que não exitem aqui na minha Cidade! Digo minha pois que não foi por acaso de nascimento ou de determinação de outrem que vim morar aqui. Foi por escolha. Por vontade própria. Então eu me apoderei dessa Cidade como quem faz usucapião por abandono de quem é daqui e não a defende. Neste Blog procuro trazer assuntos que não são devidamente tratados e conversados na cidade. Procuro inovações para apresentar para meu diminuto público visando dar um empurrãozinho em direção ao desenvolvimento do Município.
Mas, retomando a linha desta postagem, ontem fiz uma viagem no sistema que os detratores, especialmente do SUS, chamam de "ambulanciaterapia" ou a terapia da ambulância, numa depreciação à atitude correta de procurar-se o melhor atendimento em outras localidades que não a cidade-lar do cidadão. Por que digo correta? Ao indivíduo é dado o direito de ter o melhor em termos de saúde. Se não tem em seu Município, deve ser procurado em outro. Se não tem em seu Estado, deve ser procurado em outro. Se não tem em seu País, deve ser procurado em outro se lhe aprouver e tiver cacife, casos do Presidente Chaves -Venezuala - e, num passado não muito distante, o Vice- Presidente Alencar -do Brasil. Muitos outros casos que aconteceram em minha família e no meu círculo de amizades. Então é lícito que se busque o que não se tem no Município de Origem em outros Municípios.
Em nosso posto de saúde, temos algumas especialidades, diria as mais corriqueiras, as que mais têm demanda a Pediatria e Gineco/Obstetrícia. Sendo uma cidade em que os aposentados procuram por sua qualidade de vida, Itaara detém, também, muitos velhinhos, eu entre eles! Nem todos têm plano de saúde particular, como eu!  Nesse contexto e sabendo que com a velhice chegando traz com ela os abusos que fizemos na juventude e na vida adulta em forma das mais variadas doenças. Então problemas Cardiológicos, Pulmonares, de Diabetes, Urologia e de Oftalmologia, quando em seus graus mais graves, devem ser procurados em outros municípios. No nosso posto, fica o atendimento primeiro de prevenção e urgências. Casos mais graves ou intervenções não há especialistas e nem leitos hospitalares. Num segundo momento, os nossos médicos generalistas fazem a "manutenção" dos atendidos.
Retomando a prosa, fui a Faxinal do Soturno, em busca de atendimento oftalmológico de manutenção. Já havia usado por duas vezes o serviço do Instituto de Oftalmologia Faxinal anexo ao Hospital São Roque daquela cidade. Nas duas últimas vezes, mudanças físicas para melhor foram observadas. Instalações higiênicas, acomodação para todos ficarem bem acomodados  nos diversos ambientes e com entretenimento (TV) para ajudar a passar o tempo.
No item atendimento, uma "linha de montagem" perfeita faz com que a grande quantidade de pessoas de toda a região seja atendida numa fluides que nos atendimentos convencionais não haveria. O processo é lento pela quantidade e não por desperdício de tempo. Outra coisa que faz parecer longo é que essas "excursões" com mais ou menos vinte pessoas inicia com a viagem de ida e só termina com a viagem de volta, independente de você ter sido rapidamente atendido ou não. Essa percepção é que falta aos detratores do sistema. Como sou viajante por natureza, aproveito para me inteirar das paisagens que a cada vez está modificada demonstrando que o mundo não para.
É uma pena que essa linha de montagem, apesar de exequível não pode  ser levada a outras especialidades por demandar instalações muito mais amplas para executá-la. A Oftalmologia tem pouco de urgência e elas não são tratadas ao nível do Consultório médico, então são eletivas, podem ser agendadas e não causarão maior dano se o atendimento não acontecer de imediato. Não precisa de prévio atendimento de médico generalista: o meu desconforto e a minha disponibilidade é que desencadeia o processo. Em sendo tudo gratuito, posso fazer o que deveríamos ter em todas as especialidades: um retorno em períodos mais condizentes para acompanhamento.
O atendimento inicia perfeitamente organizado, com a busca das fichas ou confecção da primeira em momentos distintos o que flui com mais rapidez. Na sequencia dois Exames com o auxílio de computadores e operados por pessoas altamente treinadas. O próximo passo é o exame de leitura também aplicado por auxiliares. Notem que nenhum desses três passos, é necessária a presença do médico. Dois dão resultados automaticamente e o de leitura não determina o grau de dificuldade, só se há dificuldade.
Para finalizar, vem o atendimento médico que se atém à analise e determinação dos graus e outras necessidades: cirurgia principalmente. Sistema simples que massifica de maneira perfeita o atendimento muitas pessoas. Se não tivéssemos esta alternativa de atendimento, teríamos que nos contentar com o atendimento burocrático dos consultórios convencionais onde o médico executa todas essas funções tornando o atendimento lento e muita demora em filas de espera.
Como o outro hobby é fotografia, registrei a viagem:

A espera em Itaara


A viagem de ida

Esperando o atendimento

O primeiro exame

Os primeiros exames

Os equipamentos e as operadoras

Sala de espera

Nem todos têm paciência de esperar sentados

Isto é, até sentam...

Sala de espera comportada

Ante-sala dos consultórios

A volta para casa

Nenhum comentário: