BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hoje é Domingo!

Ao aposentar-me compulsoriamente devido à doença grave do coração, fiquei alienado de algumas coisas prosaicas. Levantar mais cedo ou mais tarde conforme os cansaços, atividades previstas, ânimo, atividades executadas, enfim, de acordo com o ritmo de vida que cada um temos e com base nisso, sair mais cedo ou mais tarde do ninho noturno. Neste quesito, e seguindo orientação médica, levanto quando o corpo me diz que é hora de levantar e deito quando é hora de deitar. Meu corpo é quem manda, a perspectiva de ações passadas e futuras ficam para segundo plano já que normalmente se repetem. Outras coisas que corriqueiramente usamos para balizar nossas vidas, também ficam de lado. Hoje, enquanto descíamos de ônibus de Itaara para Santa Maria, ia pensando nisso. Mais ainda, o nosso objetivo era 1 - participar da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora das Dores; 2- almoçar risoto de gringo e galeto e , 3 - deixarmos a minha esposa em seu serviço. Estive olhando, agora as definições de gnóstico, agnóstico, teísmo e ateísmo numa pesquisa na Internet para melhor conceituar o que sou em relação à vida, vida após a morte e morte. Pois bem, teísta não sou por entender que não há um Deus como o descrito pelas religiões e pelos povos. Ateísta não sou por acreditar que mesmo não havendo um Deus com a "estampa" (gauchês= fotografia) descrito pela igreja,  há algo(força, movimento, poder, vontade, intuito, natureza) que organiza essa enormidade infinita que se chama Universo. E a palavra é bem essa: organiza, de tornar orgânico, criar órgãos para um funcionamento perfeito. Note que o esquema,/fotografia/organograma se repete nos diversos níveis de matéria: do Macro Universo, que ainda não sabemos com certeza absoluta, mas desconfiamos, que gira em torno de alguma coisa com força gravitacional suprema, passando pelas Galáxias, pelos sistemas estelares, até chegarmos nas matérias terrestres que em laboratório, nos revelam através dos microscópios, as células e átomos. Todos seguindo o mesmo padrão: um centro gravitacional ou núcleo e diversas forças aglutinadas negativa e positivamente!
Há uma definição de matéria que nos diz: "Matéria é a energia condensada". Onde colocamos nêutrons e prótons, há energia. Se isso é verdade, valida o que afirmei. O padrão, ao nível macro ou micro, é  o mesmo!
Bem, tudo isso para dizer que questiono todo o cerimonial embusteiro da Igreja em torno de vida, vida além da morte e morte propriamente dita.
Tenho algum conhecimento por ter estudado Coscienciologia e Projeciologia. E este pequeno conhecimento me dá uma visão mais crítica, que não aceita certas verdades calcadas na crença. Prefiro testar conhecimentos e os testes que fiz enquanto estudava, me dão uma certeza de que estou, agora, em um nível de conhecimento mais alto que meus familiares. Vejo um pouco mais longe.
Não pretendo com isso modificar pensamento de ninguém muito menos "catequizar" alguém. Não faço nem com o meu pessoal. Incentivo-os a fazerem aquilo em que acreditam. É o nível cognitivo de cada um que deve ser perseguido. Quando as dúvidas aparecem, é que começamos a evoluir para um patamar mais avançado. É tudo natural, sem interferência de quem quer que seja. É um processo interno de cada um. Se não for assim, é crença. É fiar-se em experiências dos outros. Não há elaboração interna, que é o que alimenta nossa evolução. Quando algo nos incomoda em qualquer aspecto do conhecimento humano, vamos atrás de respostas e isso é que move o Mundo em direção a um grau a mais na evolução..
Não pensem que não gosto de igrejas. Gosto do ambiente de paz. Gosto de congregar pensamentos de paz, de amor e conforto. Isso o ambiente da igreja nos dá e não tem nada a ver com religião.
Me extasio diante de belas imagens nas abóbodas das igrejas. Obras primas de artistas afamados ou não. Belos em sua singeleza. Muitas vezes olhamos as igrejas, por fora e não imaginamos a beleza que há lá dentro.
Vejam só as imagens:





A primeira parte do programa dominical estava cumprida, de acordo com o grau de evolução de cada um de nós.
A segunda parte, ficou prejudicada, pois a paróquia estava vendendo o risoto de gringo e o galeto para levar para casa. Não poderia ser degustado no local. Uma pena, pois normalmente é uma delícia, feitos por nonas e nonos conhecedores do assunto. Resolvemos da maneira mais prática possível almoçamos em um bife de grelhados. Ficou o desejo para outra ocasião.
A minha esposa ao tomar o ônibus para seu serviço, cumprimos com a terceira parte. Voltei para casa e tirei uma sesta do tamanho do "grande esforço que fiz".

Nenhum comentário: