BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











sábado, 3 de setembro de 2011

Sinto a primavera chegar




Ela vem devagar, quase imperceptível, mansamente! O primeiro “sintoma” é o novo ânimo para tudo: caminhar, passear, sair da introspecção, com pensamentos melhores sobre o mundo, com outro olhar sobre ele e nessa mudança, mais agilidade, mais sangue circulando, mais amor para dar, mais vontade de receber amor, mais atento à parceira com mais carinho! Não que só goste do calor das outras estações, mas o inverno nos deixa mais dentro da casca, mais elitistas com compromissos sociais, quase interlocutores de nós mesmos. Talvez sinta mais essa mudança, que outras pessoas, por ter nascido nos estertores do inverno de 1946 e logo após o término oficial do conflito mundial.
Sinto a primavera chegar com o desabrochar em câmara lenta dos brotos das árvores colorindo de tênue verde as pontas dos galhos das árvores caducas! Contrastam com o verde emburrado das que teimam em não se despir no inverno! As mais sirigaitas pensam logo em perpetuar a espécie e antes de vestirem-se com folhas novas reluzentes, enfeitam-se com flores chamativas para o desenlace com os seus insetos preferidos. Logo milhares de sementes irão brigar pela vida em locais cada vez mais escassos.
Salpicando  de um lilás vibrante a mata verde, os ipês roxos deixam mais belas as paisagens das montanhas que me cercam! As pitangueiras floridas, assim como os pessegueiros e as laranjeiras, nos dão conta que teremos frutas abundantes para saciar a saudade da infância. Colhê-las no pé e degustá-las como os passarinhos fazem.
Ah, os passarinhos se fazem de arautos da nova estação e nos acordam com seus trinados bem afinados, numa profusão de sons, que mesmo sem partitura, criam uma linda canção primaveril! E começam a azáfama de todos os anos:  escolher lugar para ninhos, construí-los e povoá-los. Outro dia um casal de pombas do mato, visitantes contumazes do fio elétrico da minha casa, sem a menor cerimônia, arrulharam, dançaram a dança do acasalamento e, pasmem, sem o menor pudor, acasalaram bem na minha frente! Fiquei extasiado expiando, num voierismo consentido, recebendo a mensagem: faça também, é tempo de renovação, toda a natureza se renova, troca o velho pelo novo, o pai pelo filho... Só assim dei-me conta que sou velho e devo assistir a minha renovação nos meus descendentes...

Nenhum comentário: