BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Andanças pelo Pampa Gaúcho - Missões - Santo Ângelo

Santo Ângelo.

Há muitos anos não visitava a cidade. Coisa de quarenta e tantos anos. Não sei nem dizer ao certo. Sempre me restringi a ir a Ijuí por força da parentada que ainda mora na cidade. Mesmo com a Mana Nara morando a muitos anos em Santo Ângelo, não havia dado a oportunidade. Oportunidade agora fabricada, cansei de deixar o destino me dizer o que fazer. Uma bela e pujante região o Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Belas cidades, planejadas antes da ocupação pelos diversos imigrantes de várias nacionalidades que por aqui desembarcaram. Plantações a perder de vista, criações de gado não menos importante, ovelhas vermelhinhas pelo solo roxo fértil. Dá gosto de viajar por estas estradas onde se vê a pujança do povo miscigenado. Apesar de ter visitado os principais pontos da cidade, fotografei apenas a linda praça da Matriz da Igreja Católica que merecerá uma outra postagem. Fiquem com as imagens desta cidade acolhedora.

Recanto da Praça ou Largo da Matriz com a Cruz Missioneira à direita.

O Cunhado a Mana e a Patroa.

Vista frontal da Catedral recém restaurada. No seu entorno foram encontrados resquícios de calçamentos antigos que circundavam o local. Ficaram preservados.
Os santos encimando o átrio, representam as sete reduções no estado do Rio Grande do Sul.
Wikipédia.
Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de BorjaSão Nicolau,São Miguel ArcanjoSão Lourenço MártirSão João BatistaSão Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do rio Uruguai.

Outro ângulo da Matriz, debaixo dos pórticos de todas as Missões Jesuíticas implantadas no Brasil, Argentina e Paraguai.

Pedras resgatadas da Missão de Santo Ângelo, em exposição na praça.

Túnel formado por todos os pórticos que representam as Missões Sul-americanas.



Pórtico do túnel, representando o Religioso antigo e a Colonização.

Outra vista dos pórticos.

A primavera antecipada pelos Ipês.

Um tapete de flores.

Bem espesso.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

E agora meu prefeito? E agora críticos?


DILMA ROUSSEFF VAI PRA CIMA DOS PREFEITOS E DIZ QUE TEM DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DE TODO O BRASIL
Deixe um comentárioPublicado por glaucocortez em 22 agosto, 2012


Dilma promete dinheiro para tempo integral em todo o país

Depois de forçar os bancos a baixar os juros, Dilma Rousseff vai para cima dos prefeitos brasileiros, principalmente aqueles que não investem em educação de forma adequada. Publicidade oficial diz que toda a escola do Brasil tem condições de ter ensino integral e que o Ministério da Educação tem dinheiro para isso.

Então…, cidade que não tem escola pública com tempo integral é porque o prefeito é incompetente e não tem interesse em investir em educação. Em época de eleições municipais e de reeleição, não há tema melhor.


Veja vídeo em que o governo Dilma Rousseff afirma, de certa forma, que as prefeituras precisam se mexer e que tem dinheiro para educação integral. A propaganda está passando em emissoras de televisão no Brasil.

http://glaucocortez.com/2012/08/22/dilma-rousseff-vai-pra-cima-dos-prefeitos-e-diz-que-tem-dinheiro-para-educacao-em-tempo-integral-para-as-escolas-publicas-de-todo-o-brasil/
no Educação Política!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PRIMAVERA ANTECIPADA. -Versos quebrados


                                                                                         Joel Bento Carvalho
PRIMAVERA ANTECIPADA.

                                                                                         Hoje, 15 de Agosto de 2012,
                                                                                         praticamente no meio da estação
                                                                                         Inverno, estamos em clima
                                                                                         Primaveril!
“Disque” a culpa é dum guri
Que vive no Mar do Peru
Arteiro que ele só...
Quando trata fazer arte,
Não é nada pueril...
Mexe em todo o Continente,
Inclusive no Brasil!

E o resultado? O resultado se vê
Com o tempo esculhambado...
É calor pra todo o lado
Ou chuvarada mendonha,
Frio de matar sem-vergonha
Em lugar que não faz frio!

Os Ipês Roxos, floridos,
No meio da mata densa,
Confirmam-nos a velha crença
Que afirma sem titubeio:
O frio que já se veio,
Vai-se depois do floreio.

Os que estudam a natureza
Sem ser doutor de agronomia,
Sabem que a serventia,
Do tempo assim mudado,
Sem se importar com as datas,
Rebuscam-se nos relatos
Dos antigos pioneiros
E fazem seus sementeiros
Adiante do normal.
Colhem bem, sem igual,
Aproveitando o tempo
Que d’outro jeito é fatal!

Nestes versos pernetas
Que lanço qual semeadura,
O tempo, p’ra mim, desse jeito,
Coloca dentro do peito,
Da vida a ressurreição!
Digo sem amargura,
De pensamentos sotretas,
Vivo melhor neste planeta
Com o calor do Verão!

Ipê Roxo - Tabebuia heptaphylla

Ipê Ouro - Tabebuia áurea



Ipês Ouro e Roxo em urbanização da Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Direto do IMI - O tempo de hoje em Itaara 13.08.2012

Constatação do tempo pelo Instituto de Meteorologia de Itaara - IMI

Chuva a noite toda. Muito boa, pois já fazia um bocado de tempo que não tínhamos água por aqui. Os açudes estavam com a güela seca e os sapos estavam pedindo água! Hoje, porém, nada de chuva até agora. Um fog Itaarino tomou conta. Então pode acontecer duas coisas. Chover ou não chover. Cerração na serra chuva na terra! Cerração que baixa sol que racha! Escolham. Eu não dou palpite pois não gosto de mentir (pouco).
Olhe o retrato do tempo:
foto tirada com a web cam. a que tirei com a máquina fotográfica, está sendo importada  pela metade.
as duas se completam. kkkkkkk

domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos Pais. Réquiem para o meu!









"Comecei a conviver mais com meu pai, a partir do início de entendimento da vida. Lembro de muitas coisas em tenra idade. O episódio do feijão no nariz e a foto para a carteira do IAPFESP (o INSS do Pai). Mas começar a aprender coisas, vivenciá-las, participar, só após os 10 anos. Daí até os 17 anos, fui companheiro destacado pela mãe e irmãs, para acompanhá-lo nos horários fora de escola, dia e noite. Foram muitas tardes de várias chaleiradas de chimarrão e muitos domingos em que assessorei meu pai nos churrascos domingueiros. Por que isso marcou tanto? Acredito que pelos muitos ensinamentos passados por ele que me ajudaram a encarar a vida de um modo inquisitivo, investigativo. Aos 10 anos fiz uma calçada de tijolos, ao lado de minha casa que até bem pouco tempo ainda existia, a mais de 50 anos...Olhando, vendo com olhos de ver, perguntando, inquirindo e aprendendo..."
Esse trecho coloquei em uma postagem sobre os churrascos que ele tão bem fazia e que era motivo de festa entre nós, já que não era a miúde que acontecia.
http://blogdobentinhochurrasqueiro.blogspot.com.br/2011/07/o-churrasco-que-meu-pai-me-ensinou.html )

Normalmente  sisudo, sem muitos risos, sem muitos abraços, com ordens no olhar, falava pouco, o suficiente para ser entendido. Depois no período em que fui seu escudeiro na sua doença, parece que queria tirar o atraso e foram tantos causos, histórias, ensinamentos e apoios numa loquaz profusão de coisas que foram balizas para mim na minha vida. Senti-me privilegiado frente aos meus irmãos que, quase com certeza, não conheceram esse seu lado.

Não era infalível. Tinha muitos defeitos. Alguns, na época, não eram defeitos. Machista ao extremo, teve algumas aventuras "por fora" do casamento o que criou algumas birras com a  mãe. Apesar da ascendência afro demonstrada nos seus cabelos, herdada de meu avô, era racista em conceito, mas tinha muitos amigos que se levasse em consideração os seus conceitos, não seriam seus amigos.

Da mãe, castelhana uruguaia, herdou e transmitiu aos meus irmãos a facilidade para música. Meu irmão tirava música de qualquer instrumento. Minhas irmãs, afinadinhas para o canto, tocavam órgão na Igreja Metodista. Para mim coube somente uma boa afinação na voz e o tom amorenado da pele e cabelos.

Dois ensinamentos fizeram com que eu conseguisse, mesmo sem estudo completo, galgar posição de destaque em  meus empregos. Um foi o senso de justiça. Procurar sempre o equilíbrio nos julgamentos e ações. Outro a busca pela execução correta das tarefas a mim confiada. Dizia: " Se tiveres que fazer alguma coisa, essa coisa merece ser bem feita!". Como exemplo cito a calçada que com um sorriso de desdém me desafiou a fazer. No início, tive que desfazer muitos pedaços pois não estavam corretas. Porém no final da "obra" o elogio do serviço bem feito. Tanto que dura quase seis décadas. Quando minha mãe me falou que o pai não podia refazer o forno de barro e eu me prontifiquei a fazê-lo e o fiz sem que ele soubesse (chegava sempre à noite e saía cedinho). Ao ver a obra pronta, mas como aprendeste a fazer? Te observando, respondi. Não disse nada, só passou os braços por cima dos meus ombros, num tímido abraço.