BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pesquisas sobre o lixo III - Micro-organismos que "comem" plásticos...


No Link abaixo, trouxe a notícia que um estudante de biologia canadense, havia achado micro-organismos capazes de decompor o plástico.
http://blogdeitaara.blogspot.com/2011/10/pesquisas-sobre-o-lixo-ii.htm
Neste outro, falei de uma empresa brasileira que estava dedicando-se a esse tipo de pesquisa e já tinha catalogado e em produção cerca de 2000 linhagens nacionais de micro-organismos.
lhttp://blogdeitaara.blogspot.com/2011/06/pesquisas-sobre-o-lixo.html
Pois bem, essa mesma empresa está aguardando o licenciamento legal para começar a produzir os micro-organismos  que decompõe o plástico. Não sei se as mesmas linhagens obtidas pelo canadense. Será uma grande vitória sobre a pirataria, se conseguirmos patentear e liberar antes que os estrangeiros, esse tipo de micro-organismo!

Como uma evolução pode resultar em estres? Resposta Rápida

A atenção foi digna de quem quer fazer funcionar a máquina pública. Parabéns!

Comunicação Itaara comunicacao@itaara.rs.gov.br
12:32 (2 horas atrás)
para mim
Boa tarde Sr Joel.

Primeiramente obrigada por sua colaboração em relação ao site da Prefeitura. Toda crítica ou sugestão é válida para que possamos melhorar.
Seu email foi encaminhado ao Secretário de Finaças. Ele, juntamente com a empresa responsável pelo site, estudarão uma forma de melhorar este serviço, deixando mais claro e objetivo.

Atenciosamente,
Luana Grivot

Como uma evolução pode resultar em estres? PM Itaara

Vamos melhorar?
 Recebi com alegria de quem gosta de ver o município da gente evoluindo, a notícia que o IPTU poderia ser  feito através da Internet.
Decepção!!!
Começar com a porta de entrada para os procedimentos. Descobri por pura intuição, que deveria  "clicar" na figura com a sigla. Por favor coloquem uma indicação logo abaixo dizendo que é para fazer isso!
(figura 1).

Aí abre a figura 2 em outra página, que também não indica qual o caminho a seguir. Como era a primeira vez, fui pelo caminho Solicitação de Acesso. Após colocar todos os dados transmiti e me veio uma mensagem dizendo que viria um e-mail que deduzi ser para dar algum código de acesso ou coisa assim.
depois de 6 dias ainda não recebi.
Hoje fui até a Prefeitura e após receber a guia, o atendente, muito solícito, explicou-me como deveria proceder. E aí duas surpresas. Primeira: a solicitação propriamente dita, deveria ser feito na Emitir 2ª via IPTU, mesmo sendo a primeira vez!!! Segunda o número fornecido no e-mail que não veio, deveria ser digitado sem o último algarismo! Coisa que pelo jeito, não está escrito no e-mail.
Em se tratando de contato com o público TUDO DEVE SER BEM DIDÁTICO E CLARO. Em linguagem  de Informática, AMIGÁVEL para não fazer de uma coisa boa, algo que ficará como estressante para os usuários.
OBS.:  Sou aposentado como Analista de Sistemas e perdi para esse sistema, o que será que aconteceria com alguém mais crú?

Figura 1.


  • Parque Pinhal
 figura 2
Área pública - Acesso rápido

Clique nos links abaixo









Área restrita
Informe seu CPF e Senha



Acesso por Contribuinte:
Senha:
Informe a seqüência:
  



Lembre-se:
Agora você cidadão, contribuinte não precisa mais sair de casa para consultar e emitir boletos para
quitar seus impostos e taxas do Município.
Para receber sua senha, faça a solicitação de acesso.





































sábado, 11 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Significado do nome próprio - Itaara - RS

Visitando o Site oficial do município de ITAARA - RS, li a seguinte assertiva
"De origem Tupi-Guarani, seu nome significa "Pedra Alta ou Altar de Pedra"."
Como não concordo com a afirmação, enviei o seguinte e-mail para a ouvidoria da Prefeitura, fazem dois dias. Espero resposta:
Peço vênia para discordar do significado do nome próprio Itaara. Trata-se de um nome composto por justa posição de dois vocábulos oriundos do tupi-Guarani ita + ara. Assim com itaimbé = ita + imbé.
Quanto à ita está muito bem traduzido como pedra, que é de conhecimento geral. Já o ara foi confundido com o grego conforme abaixo:
Ara (Ara), o Altar, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Arae.
Porém em se tratando de tupi- guarani, achamos que o termo designa o que está descrito abaixo:
Ara é um genero de aves psitaciformes, onde se classificam quinze espécies de araras e maracanãs. Habitam zonas de floresta tropical e subtropical da América do Sul.

Psittaciformes é uma Ordem de aves que inclui mais de 360 espécies e de 80 generos das família Psittacidae, Strigopidae e Cacatuidae[1] . O grupo inclui aves muito populares e conhecidas tais como:
papagaios
periquitos
araras
maracanãs
tuins
jandaias
caturritas
apuins
cacatuas
calopsitas.
Então, salvo melhor juízo, o mais correto será tratar Itaara como Pedra dos Papagaios (ou caturritas)!
Joel Bento Carvalho

A ratoeira ou como o seu problema pode ser de todos nós


O que faz uma parábola anônima em um bloguinho político?Ainda mais com um assunto piegas e  tão pobre com  um desenrolar surreal? Lhes respondo. Através de conversas com amigos aqui nesta cidadezinha, minha por adoção, ao trazer alguns problemas que eu gostaria de ver resolvidos - lixo, esgoto, biblioteca, acesso à Internet via casa de inclusão digital - ouço dizer: isso não me afeta! Pago meus impostos e basta! A historieta serve para repensarmos isso. Em ano de eleição municipal, quando nossos problemas - todos - estão em jogo, pensem em que queremos para nosso município e em quais as pessoas certas para resolve-los. 



11 Fevereiro, 2012


A ratoeira

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: 
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! 
A galinha, disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda. 
O rato foi até o porco e lhe disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! 
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado em minhas preces. 
O rato dirigiu-se, então, à vaca.
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! 
A vaca respondeu:
- O quê, Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então, o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher.
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. 
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor do que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. 
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. 
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. 
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. 
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e achar que este não lhe diz respeito, lembre-se de que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
O problema de um pode ser de todos.
Fonte: internet
direto do blog EntreMentes via Observador Político de Itaara

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Leia 100 livro clássicos e faça o download


Direto do Blog da Dilma


Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


Leia 100 livro clássicos e faça o download


Dica do Blog Brasil que eu quero


Uma compilação com 100 obras, entre autores brasileiros e estrangeiros, escolhidas entre os 10 mil títulos disponíveis no portal Domínio Público. A lista, traz desde livros seminais, formadores da cultural ocidental, como “Arte Poética”, de Aristóteles, até o célebre “Ulisses”, de James Joyce, considerado um dos livros mais influentes do século 20, além de clássicos brasileiros e portugueses. Todo o acervo do portal DP é composto por obras em domínio público ou que tiveram seus direitos de divulgação cedidos pelos detentores legais. No Brasil, os direitos autorais duram setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente à morte do autor.

A Divina Comédia — Dante Alighieri
Ulysses — James Joyce
A Metamorfose — Franz Kafka
Don Quixote. Vol. 1 — Miguel de Cervantes Saavedra
Don Quixote. Vol. 2 — Miguel de Cervantes Saavedra
Cândido — Voltaire
Uma Estação no Inferno — Arthur Rimbaud
Iluminuras —Arthur Rimbaud
A Esfinge sem Segredo — Oscar Wilde
Viagens de Gulliver — Jonathan Swift
Poemas — Safo
O Elixir da Longa Vida — Honoré de Balzac
Arte Poética — Aristóteles
Via—Láctea — Olavo Bilac
As Viagens — Olavo Bilac
Contos para Velhos — Olavo Bilac
A Mensageira das Violetas — Florbela Espanca
Poemas Selecionados — Florbela Espanca
Livro de Mágoas — Florbela Espanca
Charneca em Flor — Florbela Espanca
Livro de Sóror Saudade — Florbela Espanca
O Livro D’ele — Florbela Espanca
O Guardador de Rebanhos — Fernando Pessoa
Poemas de Fernando Pessoa — Fernando Pessoa
Poemas de Álvaro de Campos — Fernando Pessoa
Poemas de Ricardo Reis — Fernando Pessoa
Primeiro Fausto — Fernando Pessoa
O Pastor Amoroso — Fernando Pessoa
A Cidade e as Serras — Eça de Queirós
Os Maias — Eça de Queirós
Contos —Eça de Queirós
A Ilustre Casa de Ramires — Eça de Queirós
A Relíquia — Eça de Queirós
O Crime do Padre Amaro — Eça de Queirós
Vozes d’África — Castro Alves
Os Escravos —  Castro Alves
O Navio Negreiro — Castro Alves
Espumas Flutuantes — Castro Alves
Eu e Outras Poesias — Augusto dos Anjos
Eterna Mágoa — Augusto dos Anjos
Os Sertões — Euclides da Cunha
Canção do Exílio — Antônio Gonçalves Dias
Dom Casmurro — Machado de Assis
Esaú e Jacó — Machado de Assis
Quincas Borba — Machado de Assis
Contos Fluminenses — Machado de Assis
O Alienista — Machado de Assis
As Academias de Sião — Machado de Assis
Memorial de Aires — Machado de Assis
Romeu e Julieta — William Shakespeare
A Comédia dos Erros — William Shakespeare
A Megera Domada — William Shakespeare
Macbeth — William Shakespeare
Hamlet — William Shakespeare
Otelo, O Mouro de Veneza — William Shakespeare
O Mercador de Veneza — William Shakespeare
Antônio e Cleópatra — William Shakespeare
Ricardo III — William Shakespeare
Os Lusíadas — Luís Vaz de Camões
Redondilhas — Luís Vaz de Camões
Canções e Elegias — Luís Vaz de Camões
A Carta — Pero Vaz de Caminha
Fausto — Johann Wolfgang von Goethe
Lira dos Vinte Anos — Álvares de Azevedo
Noite na Taverna — Álvares de Azevedo
Obras Seletas — Rui Barbosa
Odisseia — Homero
Iliada — Homero
História da Literatura Brasileira — José Veríssimo Dias de Matos
Utopia — Thomas Morus
A Carne — Júlio Ribeiro
Édipo—Rei — Sófocles
Memórias de um Sargento de Milícias — Manuel Antônio de Almeida
A Dama das Camélias — Alexandre Dumas Filho
A Dança dos Ossos — Bernardo Guimarães
A Escrava Isaura — Bernardo Guimarães
A Orgia dos Duendes — Bernardo Guimarães
Seleção de Obras Poéticas — Gregório de Matos
Contos de Lima Barreto — Lima Barreto
Diário Íntimo — Lima Barreto
O Livro de Cesário Verde — José Joaquim Cesário Verde
Brás, Bexiga e Barra Funda — Alcântara Machado
Schopenhauer — Thomas Mann
A Capital Federal — Artur Azevedo
Antigonas — Sofócles
A Poesia Interminável —  Cruz e Sousa
Antologia — Antero de Quental
A Conquista — Coelho Neto
As Primaveras — Casimiro de Abreu
Carolina — Casimiro de Abreu
A Desobediência Civil — Henry David Thoreau