BOAS VINDAS AO NOSSO BLOG

FINALMENTE APOSENTADO, COM NOVO ÂNIMO E FÔLEGO RENOVADO, SEM DORES MAS COM ALGUMAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS E MUITA CRENÇA NO PROPÓSITO COLOCADO: MELHORAR O NOSSO MUNICÍPIO











O que significa ITAARA. Diferentemente do que pensam e escreveram no Site da Prefeitura, no Jornal Aguas da Serra e em alguns Sites, a nossa opinião é que o significado real do nome Tupy-Guarany ITA+ARA é Pedra dos Papagaios: Ita=Pedra + Ara=Ave da família dos Psitacídios(Araras, papagaios, periquitos, caturritas, jandaias, maritacas, etc).







Então diretamente da Pedra dos Papagaios iremos colocar assuntos de relevância para o município.





NÃO ACREDITE EM NADA QUE LER NESTE BLOG, PESQUISE, EXPERIMENTE, TESTE...











sexta-feira, 29 de abril de 2011

A QUESTÃO DO LIXO DE ITAARA II - O QUE DIZ A LEI

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1024358/politica-nacional-de-residuos-solidos-lei-12305-10


A NENHUM CIDADÃO BRASILEIRO É CONCEDIDO O DIREITO DE ARG"UIR EM SUA DEFESA O DESCONHECIMENTO DA LEI.

Leiam a lei e principalmente os artigos:

Art. 1º
Art  3º alíneas VI, IX e XVIII
Art 6º  alíneas VI e X
Art 7°  alínea X
Art 8º  alínea XIV
Art 14 alínea VI par. único
Art 25
Art 28
Art 30
art 35

domingo, 24 de abril de 2011

A QUESTÃO DO LIXO DE ITAARA I

No último post, coloquei que na questão do lixo, nos assemelhamos às crianças e ao animais ao não considerarmos que temos responsabilidade sobre o nosso lixo, quanto a sua destinação final.

Conversando com amigos, comprovei essa cultura:´"É com a Prefeitura!" , "Já pago a taxa de lixo!", "O que eles fazem depois não me interessa!". Pois é por um SERVIÇO que pagamos a taxa de lixo. Então se contratamos a prefeitura para dar destinação ao NOSSO LIXO, deveremos querer o melhor serviço possível, já que não é nenhum favor mas sim parte de um contrato. E por que deixamos que a Prefeitura faça isso por nós? Porque teóricamente o serviço público estaria melhor equipado e teria melhores condições técnicas de dar um destino correto ao NOSSO LIXO, assim como teria interesse em combinar saúde publica com condições técnicas ideais.

Mas, é isso que encontramos em ITAARA? Vamos ver. O modelo adotado é o da exportação do lixo domiciliar para o município de Santa Maria, já que não temos local possível de fazer um lixão sanitário. Provavelmente também nao teríamos verba suficiente para  implantá-lo como deveria ser. A solução mais
barata foi a adotada. A própria Prefeitura recolhe o lixo em um caminhão caçamba (mal) adaptado para tal, próprio e com funcionários seus e o remete para Santa Maria a quem paga uma taxa de uso do lixão. Convênio que por sinal deve vencer em breve(fonte rádio/jornal bocaboca). Por ser mal adaptado para a função, o que se ve depois da sua passagem, são restos de lixo espalhados pela rua principalmente plásticos de todo o tipo. Para uma cidade que quer ser turística a limpeza das ruas é fundamental.

O que será que está acontecendo com o que é arrecadado? É suficiente ou não? Poderia ser cobrado mais ou não? Se pagássemos mais poderíamos ter uma destinação melhor do NOSSO LIXO ou não? Há espaço em Itaara para ser feita a coleta seletiva ou não? Lixo proveniente de podas ou varreduras, recolher ou não? Caliça (entulhos) recolher ou não?

Todas essas questões (teríamos muitas mais) têm que ser resolvidas AGORA, JÁ ! Por três motivos:
           Proximidade do vencimento do convênio com Santa Maria;
           Proximidade da entrada em vigor da "LEI DO LIXO";
           E, por favor, aproveitem que Itaara e pequena e resolvam EXEMPLARMENTE a questão do lixo.

A HORA É AGORA!  "QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER!"

Quem não mora em Itaara, como está a questão do lixo em SUA CIDADE?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A QUESTÃO DO LIXO DE ITAARA

Vamos começar do princípio: O QUE É LIXO?
   A palavra LIXO deriva do termo LIX (latim) que significa "cinza". Os dicionários, no entanto, ampliam este conceito conforme veremos a seguir.

MODERNO DICIONÁRIO DA LINGUA PORTUGUESA
sm 1 Aquilo que se varre para tornar limpa uma casa, rua, jardim etc.
     2 Varredura
     3 Restos de cozinha e refugos de toda espécie, como latas vazias e embalagens de mantimentos, que ocorrem em uma casa.
     4 Imundície, sujidade.
     ...

AULETE
sm 1 Aquilo que se joga fora após uma limpeza, entulho.
     2 Tudo aquilo que perdeu o valor e pode ser jogado fora.
     3 Sujeira, porcaria.
     4 O lugar onde se joga o lixo.
     ...


Podemos dar uma amplitude maior ao termo lixo, saindo da materialidade e entrando em nossos pensamentos: os pensamentos maus que não estão condizentes com a ética seriam os nossos lixos íntimos.

Na natureza, os animais geram lixo também ao defecar, ao se alimentar e ao trocar de plumas, pelo, couro ou carapaça, porém tudo é reciclado por ela. O homem, além dos naturais, utiliza vários outros materiais que ao serem descartados, não são degradáveis naturalmente, necessitando a intervenção humana para entrarem na cadeia produtriva e adquirir valor novamente. E aqui o valor pode ser o valor de uso ou valor monetário.
Também necessitam de intervenção, os materiais orgânicos pelo volume agrupado. Se voce uma quantidade pequena de matéria orgânica, é facil reciclá-la, junte com seus vizinhos voce terá um volume grande e que necessitará mais recursos para reintegra-lo à natureza.

Existem certos cuidados que os animais tomam com os seus "lixos": os seus dejetos são largados longe de seus locais de repouso ou reprodução para que eles não os denunciem. Eles têm uma característica que se apresenta também, nas crianças: se seus sentidos não detectam alguma coisa, essa coisa não existe!
Muitos de nós somos assim:  ao fecharmos a sacolinha do lixo e o colocamos na lixeira, O LIXO DEIXA DE EXISTIR, não sendo mais um problema nosso! Nesse aspecto nos aproximamos dos animais e das crianças.